DESIGN EDITORIAL TOTAL
da conceituação à produção
Um dos serviços mais prazerosos (e trabalhosos também) é pegar um material bruto – texto bruto, muitas
vezes rascunhado/escrito à mão, fotos, recortes de jornal, anotações, bilhetinhos, fragmentos – e transformálo
em uma publicação. Tenho feito isso há tantos anos conscientemente mas nunca havia sistematizado esse
processo. Cada vez que aparecia um possível livro, o planejamento começava.
Após as experiências em diversas publicações dessa natureza, em especial O teatro e eu, de Sérgio Brito (Tinta
Negra), os livros da coleção Manual do Freela – Quanto Custa meu design?, Vende-se design, Design mundo
cão –; o Guia prático de design editorial: criando livros completos, da 2AB editora e o mais desafiador de
todos até hoje, A Maçã, a ser lançado em breve pela editora Senac Rio, resolvi oferecer de forma diferenciada
esse novo serviço – novo no sentido do seu descolamento da estrutura usual que temos montada – que é o
design editorial total, que engloba o processo que pode iniciar na descoberta de um autor, até a escrita de um
texto, a criação de um livro ilustrado e transformá-lo numa publicação.
Identificar um novo autor, um texto, querer registrar uma vivência num livro, é a realização do desejo de
deixar sua marca no mundo. Fazemos isso diariamente e queremos te ajudar a identificar e realizar projetos
editoriais inovadores, criativos e totalmente personalizados.
DESIGN EDITORIAL TOTAL | Processos/ Etapas
Autor
1. Criação do texto/ ilustração
2. Briefing do projeto gráfico (definição da linguagem visual da publicação)
3. Estimativa da tiragem (número de exemplares)
Studio
1. Produção do Design
• Orçamento de criação de projeto gráfico de capa, miolo, diagramação, peças promocionais etc.
• Orçamento de ilustração
2. Produção editorial
• Orçamento de padronização de texto: copidesque e revisões
• Registro do autor na agência nacional de ISBN.
• Registro do livro na agência nacional de ISBN e solicitação de código de barras (ISBN 13).
• Elaboração de ficha catalográfica.
3. Produção gráfica
• Orçamentos de custos de impressão e acabamentos.
• Acompanhamento em máquina e aprovação do material em prova.